COMO ENSINAR PLANTAS FÓSSEIS NA UNIDADE TEMÁTICA VIDA E EVOLUÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Objetivos e delineamento do projeto
Desenvolver ações de educação que incluem a formação de professores, a produção e a adaptação de recursos educacionais para o ensino de plantas fósseis e a realização de atividades de divulgação da Paleobotânica nas escolas, prioritariamente da rede pública, de Ensino Fundamental.
Devido ao contexto atual da pandemia do COVID-19, a realização de capacitações e a criação e organização de materiais didáticos será feita de maneira adaptável às realidades do ensino remoto. Além disso, com a participação de estudantes da graduação da UFPR, espera-se também que a inclusão destes no projeto contribua com suas respectivas formações pessoais, profissionais e acadêmicas (principalmente, na área de extensão da Paleobotânica).
Devido ao contexto atual da pandemia do COVID-19, a realização de capacitações e a criação e organização de materiais didáticos será feita de maneira adaptável às realidades do ensino remoto. Além disso, com a participação de estudantes da graduação da UFPR, espera-se também que a inclusão destes no projeto contribua com suas respectivas formações pessoais, profissionais e acadêmicas (principalmente, na área de extensão da Paleobotânica).
Importância
Para melhor compreensão do ecossistema, valorização da conservação e a preservação de recursos naturais, é importante que o indivíduo estude o planeta e a vida de maneira sistêmica, como abordado pelos componentes gerais curriculares de Ciências, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse trabalho envolve a compreensão das relações e as adaptações dos organismos aos ecossistemas e requer o conhecimento integrado sobre a origem e a evolução na Terra, por meio da análise dos processos dinâmicos de mudanças que ocorreram ao longo do tempo (MARTELLO et al., 2015).
Como exemplo, no 2º ano, na Unidade Temática Vida e Evolução, o objeto de conhecimento Plantas estabelece o desenvolvimento das seguintes habilidades:
“(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à vida cotidiana.
(EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.” (BRASIL, 2017).
A Paleobotânica é a ciência que estuda as plantas preservadas nas rochas como fósseis. É uma área da paleontologia que articula saberes de outras áreas do conhecimento como Botânica, Biologia e Geologia para localizar, analisar e interpretar registros de plantas em rochas sedimentares (SPICER, 1999; SOUZA, 2015, TAYLOR et al. 2009). Esse conhecimento integrado sobre a origem e evolução das plantas, possibilita a compreensão dos processos dinâmicos e das mudanças ambientais ocorridas ao longo do tempo geológico, ou seja, entender a evolução das plantas fósseis e relacionar com características de plantas atuais.
Entretanto, há certa dificuldade metodológica no desenvolvimento desses temas na escola, utilizando uma abordagem que explique a vida na Terra em conjunto com as condições que a possibilitam, uma vez que é escassa a bibliografia em língua portuguesa disponível sobre plantas fósseis (com linguagem voltada ao público infantil e conteúdos atualizados). Além disso, há também a falta de réplicas de plantas fósseis que possam ser utilizadas em atividades didáticas.
Realizações
Cursos de formação e atualização dos Professores da Prefeitura Municipal de Curitiba que atuam no Ensino Fundamental com temas relacionados com a Paleontologia e a Paleobotânica iniciados em 2017 foram a semente inicial para a realização deste projeto;
No decorrer da 11ª Semana de Arte, Cultura e Literatura Virtual da Prefeitura Municipal de Curitiba em 2020 foi apresentada aos professores uma palestra ao vivo com o título: “Paleobotânica: como entender a evolução das plantas fósseis e relacionar com as características das plantas atuais encontradas em um jardim, praça ou parque.” O tema e a abordagem chamaram a atenção de muitos participantes, de modo a fortalecer a ideia de realização de um projeto que suprisse a falta de conteúdo e material prático de Paleobotânica para a abordagem desse assunto em escolas de ensino fundamental;
No decorrer da 12ª Semana de Arte, Cultura e Literatura Virtual da Prefeitura Municipal de Curitiba em 2021, foi apresentada aos… …uma palestra ao vivo com o título: “Plantas fósseis na Unidade Vida e Evolução do Ensino” …
Assim, com o desdobramento do projeto, espera-se disponibilizar aos educadores do Ensino Fundamental conhecimentos sobre a Paleobotânica, usando para isso cursos, recursos educacionais e réplicas de fósseis, além de desenvolver atividades de divulgação sobre o assunto no Ensino Fundamental.
CONTATO:
Professor responsável pelo projeto: Robson Tadeu [bolzonrt@ufpr.br]
Alunas da graduação envolvidas: Gabryelle Peixer [gabryelle.peixer@ufpr.br] e Marcela Naomi O. da Silva [marcela.naomi@ufpr.br]
Facebook
Envelope
Wordpress